Sistema de Biblioteca anuncia atividades durante a ACTA 2014

Com o tema “O papel social das bibliotecas e sua importância para o desenvolvimento social”, haverá mesa redonda no dia 16/10, às 10 horas, com a mediação da Superintendente do SIBI/UFBA, Jucélia Oliveira Santos e a participação de Lourdes de Fátima Santos, Conselheira Presidente do plano municipal do livro, da leitura, da biblioteca da cidade de Salvador.

Descrição: 
 

Durante a semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia – ACTA 2014, o Sistema de Biblioteca (SIBI/UFBA) promoverá diversas atividades abertas ao público, começando na segunda-feira (13/10), com a apresentação do livro eletrônico ProQuest, no laboratório de informática da Biblioteca Reitor Macedo Costa, às 15 horas. No dia seguinte (14/10) a programação segue com a apresentação da base de dados da EBSCO Brasil Ltda, às 11 horas, no laboratório de informática; e com a apresentação da produção científica dos funcionários técnico-administrativos da SIBI, às 14 horas, no foyer da Biblioteca.

 

Com o tema “O papel social das bibliotecas e sua importância para o desenvolvimento social”, haverá mesa redonda no dia 16/10, às 10 horas, com a mediação da Superintendente do SIBI/UFBA, Jucélia Oliveira Santos e a participação de Lourdes de Fátima Santos, Conselheira Presidente do plano municipal do livro, da leitura, da biblioteca da cidade de Salvador. Às 14h30, encerrando o cronograma acontece a palestra “Acesso gratuito à informação científica na Universidade Federal da Bahia? O papel do Repositório Institucional e do acesso aberto à informação para o desenvolvimento social”, com Rodrigo França Meirelles. Ambas as atividades acontecem também na Biblioteca Reitor Macedo Costa.

 

Repositório Institucional

 

O Repositório Institucional (RI) é uma iniciativa da Universidade Federal da Bahia ­ UFBA, com o propósito de divulgar a produção acadêmica desenvolvida no âmbito da universidade. Alinhada com as políticas de informação da UFBA, possibilita a preservação e o acesso aberto à produção da universidade. Assim, em consonância com o Movimento de Acesso Aberto, coloca a UFBA em conformidade com os anseios da comunidade científica mundial que apoia este movimento. Desenvolvido com base no software aberto DSpace, o repositório se apresenta alinhado com as recomendações governamentais de utilização de software livre, diminuindo o ônus de licenciamento. Por outro lado, agrega-se ao grande contingente de usuários do DSpace, composto por instituições mundialmente reconhecidas. Composto de facilidades de depósito e recuperação de documentos, em formato digital, o Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia visa o aumento da visibilidade da produção acadêmica e de seus autores. Tornando-se, assim, em uma ferramenta valiosa de divulgação e preservação da memória intelectual, seja na área das artes, das ciências ou humanidades dessa universidade. Portanto, é uma iniciativa que se alinha às necessidades de informações confiáveis na internet, de forma gratuita, pela sociedade.