Institucional

A ASCOM - Assessoria de Comunicação Institucional da Universidade Federal da Bahia utiliza para a execução do seu trabalho as técnicas de jornalismo, publicidade e relações públicas executadas por equipe própria ou contratadas a terceiros, embora sempre geridas pelos profissionais da assessoria.

Na Universidade Federal da Bahia, a área de maior complexidade é a da comunicação interna, pelo próprio tamanho do público, composto por alunos, professores e corpo técnico-administrativo, distribuído em campi de Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista. Pela sua capilarização, o principal veículo de comunicação da UFBA são ferramentas da web.

Para a comunidade externa, o relacionamento da Universidade se dá principalmente através da imprensa, que divulga os eventos de interesse da instituição, busca fontes de conhecimento na universidade para falar sobre diversos temas da pauta diária e que, em situações adversas (denuncias, fatos negativos), tem procurado conhecer e divulgar a posição da UFBA sobre o assunto.