Ação de Medicina Veterinária para prevenir câncer de mama em animais de companhia

O evento ocorrerá no dia 18 de outubro (sábado), das 8 às 14 horas, no Hospital de Medicina Veterinária da UFBA, onde será realizado gratuitamente o atendimento especializado em neoplasias mamárias de cães e gatos, tendo como apoio os residentes do programa de clínica e cirurgia veterinária de pequenos animais, pós-graduandos e graduandos em medicina veterinária e clínicos veterinários voluntários de Salvador. 

Descrição: 

O Hospital de Medicina Veterinária da UFBA realizará, no próximo dia 18 de outubro, um grande evento sócio-educativo e cultural denominado“Outubro Rosa Pets”. Trata-se de uma campanha nacional de prevenção contra o câncer de mama em animais de companhia, visando à avaliação médica do animal e à conscientização dos seus proprietários quanto aos fatores de risco e a necessidade de prevenção.

Dentre as neoplasias que acometem cães e gatos, os tumores mamários se destacam pela elevada frequência. Pesquisas recentes realizadas no Hospital de Medicina Veterinária/UFBA sobre neoplasias mamárias em animais de companhia revelaram que a maioria destes tumores mamários apresentam caráter maligno e cerca de 32% das cadelas portadoras de tumores malignos maiores que cinco centímetros vem a óbito um ano após mastectomia. Estes resultados sinalizam a importância da prevenção, bem como do diagnóstico precoce das enfermidades oncológicas, que sabidamente, quando diagnosticadas tardiamente, podem comprometer o tratamento e reduzir a taxa de sobrevida destes animais.

A campanha denominada Outubro Rosa Pets é um evento de caráter nacional, de iniciativa do Laboratório de Patologia Comparada da UFMG e Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV), programado para acontecer anualmente durante todo o mês de outubro, com a participação de Instituições relacionadas à Medicina Veterinária e bem estar animal. A cidade de Salvador integra este circuito sob a coordenação da prof. Dra. Alessandra Estrela Lima/UFBA.

O evento ocorrerá no dia 18 de outubro (sábado), das 8 às 14 horas, no Hospital de Medicina Veterinária da UFBA, onde será realizado gratuitamente o atendimento especializado em neoplasias mamárias de cães e gatos, tendo como apoio os residentes do programa de clínica e cirurgia veterinária de pequenos animais, pós-graduandos e graduandos em medicina veterinária e clínicos veterinários voluntários de Salvador. Além de promover a avaliação clínica para a comunidade soteropolitana, em especial à população de menor poder aquisitivo, haverá parcerias com clínicas veterinárias conveniadas que fornecerão descontos especiais nos casos de encaminhamento para exames e procedimentos cirúrgicos.